NOVA IGUAÇU (RJ): Agente de saúde explica como identificar o profissional antes da visita no combate ao mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 900 agentes de endemia percorrem toda Nova Iguaçu para exterminar a proliferação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. De acordo com a pasta, só nesse ano, já foram visitados mais de um milhão, 197 mil e 200 imóveis. Mas como identificar o agente comunitário de saúde? Segundo Emanuel Caetano, agente responsável pelas notificações no município, o trabalhador possui uniforme e identificação especial.

TEC/SONORA: Emanuel Caetano, agente de saúde de Nova Iguaçu

“No nosso trabalho de visita domiciliar, nós somos identificados com uniforme, crachá, e todo o material de campo: bolsa com prancheta, material para fazer investigação, pesca-larva, vasilhas, pipetas, lanterna e o larvicida para fazer o tratamento quando necessário.”

 LOC: De acordo com o agente, o município não vem tendo um abastecimento regular de água, forçando a população a estocar. Porém, esse quadro vem propiciando um número maior de focos do mosquito, aliado a um descaso dos próprios moradores: o descarte de pneus velhos em terrenos baldios.

TEC/SONORA: 
Emanuel Caetano, agente de saúde de Nova Iguaçu

 “Com isso, o pessoal está armazenando a água em locais impróprios, como barris e tonéis, e pneus, porque a gente não tem coleta de pneus regular. Então, o pessoal acaba jogando em terrenos baldios.”

LOC: O agente também dá dicas de como manter a residência livre do perigo de proliferação do mosquito.

TEC/SONORA: Emanuel Caetano, agente de saúde de Nova Iguaçu

“A gente mostra os possíveis criadouros que tem dentro de uma residência. Tipo vaso de planta, manter o quintal limpo, a caixa d’água, e um local que muitas vezes despercebido é aquele depósito de reservatório de água que fica atrás da geladeira. É potencial porque é intradomiciliar, e dentro de casa o mosquito adora.”

LOC: É importante abrir a casa para a entrada do agente de saúde, pois ele vai te mostrar possíveis focos e dicas de como evitar a proliferação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar essa situação.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.