NOVA GUARITA (MT): Líderes comunitários participam do combate ao Aedes, no município

    

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Toda a população de Nova Guarita está mobilizada no combate ao Aedes aegypti. Profissionais de saúde e representantes comunitários também estão nessa luta para combater o mosquito que transmite dengue, chikungunya e o vírus Zika. Osvaldo de Oliveira é líder de bairro e toda semana ajuda a promover reuniões com os moradores do bairro Centro para conscientizar sobre a importância do cuidado em casa e falar sobre as dificuldades de eliminação de possíveis focos na região. Osvaldo conta que só é possível vencer o mosquito se todos colaborarem.
 
SONORA: líder comunitário, Osvaldo de Oliveira
“Eu sou um líder do bairro. Eu participei de algumas reuniões, reunião de bairro. A gente faz mutirão, trabalha com as crianças com a educação. A gente tenta fazer de tudo um pouquinho. Se depender só do agente, você sabe que é difícil de combater, se não tiver o apoio de todos os moradores, toda a população em geral. Se não tiver a união de todos, é meio difícil para combater.”

REPÓRTER: Nova Guarita tem mais de 70 casos confirmados de dengue, três em gestantes. Em relação ao vírus Zika, são 20 casos suspeitos e nenhum caso de febre chikungunya, até o momento. Para evitar que o número de casos de doenças relacionadas ao Aedes aegypti aumente, é preciso eliminar os possíveis focos do mosquito, como explica a coordenadora da Atenção Básica de Nova Guarita, Elisangela Viotto.
 
SONORA: coordenadora da Atenção Básica, Elisangela Dias Viotto
“Fazendo a sua parte todos os dias, gastar pelo menos por semana, dez minutinhos para poder olhar seus quintais, eliminar reservatórios. Muitos casos de microcefalia são devido a Zika, e a gente vai continuar tendo gestantes, vai continuar tendo vetor. Se a gente não cuidar, infelizmente a gente pode ter um problema muito grave futuramente não só em Nova Guarita, mas no país todo.”

REPÓRTER: Em Nova Guarita, 23 agentes comunitários realizam visitas domiciliares nos mil 527 imóveis da cidade para alertar a população sobre prevenção e combate ao Aedes. Você pode ajudar nessa luta. Ligue para a prefeitura municipal e peça a visita de agentes comunitários em locais que possam ter focos do mosquito, como em casas fechadas ou terrenos abandonados, no número 3574 1404. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço: caombateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.