NORTE: Vasos de planta e calhas entupidas são os maiores focos de mosquitos da dengue e chikungunya

NORTE: Vasos de planta e calhas entupidas são os maiores focos de mosquitos da dengue e chikungunya na Região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 01'45''

REPÓRTER:  De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde em outubro deste ano, na Região Norte, cerca de 47 % dos focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya estão em vasos de planta, calhas e objetos. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que os criadouros da larva do mosquito precisam ser combatidos pela população. 

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Recipientes que ficam no domicílio e que podem também acumular água parada e servir como um espaço de transmissão, por exemplo, um brinquedo, um pneu, uma garrafa d'água. A nossa arma mais importante continua sendo a mobilização da sociedade, das autoridades públicas, dos profissionais de saúde, mas principalmente, de cada cidadão, no sentido de prevenir a criação do mosquito na sua casa, no seu quintal, na sua vida."

REPÓRTER: A administradora Natasha Mendes, mora em Manaus, no Amazonas. Ela conta que está atenta aos cuidados com as plantas que tem em casa.

SONORA: administradora – Natasha Mendes

"Na minha casa a gente têm várias plantas e o que a gente faz é tentar não acumular muita água. Aqui também é muito quente, então, geralmente a gente tem que aguar as plantas duas vezes por dia, mas a gente toma todo cuidado para não acumular água. Principalmente agora que está terminando o verão e começando o inverno aqui na Amazônia e está começando a chover muito, naquele período de muita chuva e muito sol. Colocamos os pratinhos com areia e também, a gente tenta colocar os baldes e essas coisas que podem acumular água em alguma parte coberta da casa que não possa acumular."

REPÓRTER: Além dos vasos de planta, as calhas, as caixas d'água e o lixo, também são focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde de combate à essas doenças, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.