NITERÓI (RJ): Município focará ações em 2017 contra a Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: De acordo com a secretaria municipal de saúde, o município de Niterói entrará em 2017 focado na luta contra a Chikungunya. Segundo a pasta, o município registrou 164 casos confirmados neste ano. Por isso, a secretária municipal de saúde, Maria Célia Vasconcellos, afirma que o município já busca se preparar para enfrentar uma possível epidemia da doença. Ela conta que já foi realizada uma capacitação em parceria com a Fiocruz, que contou com a participação de gestores do município, e que será repassada a todos os chefes das regionais de saúde de Niterói.

TEC/SONORA: Maria Célia Vasconcellos, secretária municipal de saúde

“Nós acabamos de sair de uma capacitação com nossas equipes de emergência e policlínicas regionais que a Fiocruz fez. Vamos iniciar uma capacitação para toda a nossa rede no dia 21, um dia de discussão sobre a Chikungunya, porque estamos todos preocupados com isso.”

LOC: A secretária explica que foram levados, primeiramente os gestores do alto escalão da secretaria, para que eles fossem capacitados pelo curso e pudessem repassar o conhecimento para os gestores do município, de centros de saúde públicos e privados. Ela afirma que a discussão é necessária para que o município se torne capacitado para enfrentar a doença.

TEC/SONORA
: Maria Célia Vasconcellos, secretária municipal de saúde

“Nós selecionamos todos os diretores de emergência e vigilância, e fizemos o curso na Fiocruz. E no dia 21, os profissionais que fizeram o curso vão juntar todas as emergências do município, do setor público e privado, para refazer um repasse das discussões mais novas sobre a Chikungunya. Nós não temos ainda esse domínio da Chikungunya, e na capacitação, aqueles que compareceram, foram unânimes em considerar de altíssimo padrão.”


LOC: O poder público já está se movimentando para acabar com a Chikungunya em Niterói, e a população pode ser fator decisivo para vencer essa batalha. Não deixe que o mosquito que transmite, não só a Chikungunya, mas também a Dengue e o Zika, se prolifere na sua casa. Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja as dicas para evitar focos de proliferação do mosquito. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.