NITERÓI (RJ): Moradores contam com aplicativo para denunciar focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O cidadão de Niterói ganhou uma importante ferramenta que pode ser uma forte aliada na luta contra o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo a secretaria municipal de Saúde, além do tradicional Disque-Dengue, o município agora conta com um aplicativo para celular onde o usuário informa, em tempo real, a localização e quantidade de focos de proliferação do mosquito para a pasta. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, uma única foto pode acabar com aquele foco.

TEC/SONORA: Maria Célia Vasconcellos, secretária municipal de Saúde

“Tem um disque-dengue, e agora também um aplicativo que é usado para questão de conservação ambiental, chamado ‘Sem dengue’. Passou em algum lugar e percebeu alguma coisa no seu bairro, você pode tirar a foto e mandar para esse aplicativo e imediatamente isso é replicado para a nossa equipe, e é enviado para a nossa equipe da zoonose, que acompanha até o local.”


LOC: Niterói foi a primeira cidade a integrar o aplicativo, que hoje conta com mais de 30 municípios em sua rede. Para a secretária, a participação da sociedade nessa luta contribui para que a cidade possa sair do estado de alerta de infestação do mosquito, para uma situação satisfatória.

TEC/SONORA: Maria Célia Vasconcellos, secretária municipal de saúde

“E a gente tem uma coisa muito boa aqui, que o nosso movimento comunitário é muito solidário. Temos uma federação de associações aqui que é forte, ela nunca parou de funcionar, sempre tem eleições. A gente tem um controle social que reforça isso, e para a gente combater o mosquito é fundamental que o controle social seja atento, não só para nos cobrar, como também para nos ajudar a fazer os enfrentamentos necessários.”


LOC: Quer saber como ser mais decisivo e enfrentar o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar que a sua casa seja um criadouro do mosquito.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.