NITERÓI (RJ): Levantamento feito em janeiro aponta que o município está em situação de alerta para Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Segundo o Ministério da Saúde, a Chikungunya é a grande preocupação deste ano e os moradores de Niterói devem cuidar para que o mosquito transmissor da doença não se prolifere. Assim como no resto do país, poucas pessoas tiveram Chijungunya em Niterói no ano passado: foram apenas 37 casos confirmados da febre, e por isso a maior parte da população não está imune. De acordo com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o número de casos da doença deve aumentar significativamente neste ano.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde
“A previsão é de estabilidade em casos de Dengue, estabilidade em casos de Zika e aumento de casos de Chikungunya. Nós estamos fazendo todo o esforço para combater o mosquito e tratar de forma mais específica estes doentes. Então, acredito que este ano temos mais tecnologia para combater esta epidemia”.

LOC.: A Chikungunya ainda não tem vacina e quem foi infectado pelo vírus reclama de muita dor, que pode se estender por meses, ou até anos. O consultor do Ministério da Saúde, Kleber Luz, fala um pouco mais sobre os sintomas da doença.

TEC./SONORA: Kleber Luz, consultor do Ministério da Saúde
“Ela se caracteriza por uma febre alta, pode também ter manchas com coceira no corpo, os olhos podem ficar avermelhados, dor de cabeça, pode ter náuseas, vômito... mas o que marca a doença é a capacidade de comprometer as juntas. Então as articulações, tanto da coluna, como punho, joelho, tornozelo podem ficar muito inflamados, com inchaços e uma dor incapacitante”.

LOC.: De acordo com o último levantamento feito no início de janeiro, Niterói registrou 1,1% de residências com focos do mosquito, o que significa uma situação de alerta. Além do trabalho diário do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, em que agentes fazem as vistorias dos imóveis em toda a cidade, estão sendo feitos mutirões aos sábados. Quem estiver doente e precisar de hidratação, também pode contar com um espaço chamado “dengódromo”, localizado nas policlínicas do município. É o que explica a Secretária de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

TEC./SONORA: Secretária de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos
“Nós criamos uma coisa chamada dengódromo, que a gente brinca aqui que é um espaço nestas policlínicas de hidratação. Esta internação pode se dar em uma cadeira de hidratação, entendeu? Não é uma enfermaria típica, mas estes pacientes ficam sob uma vigilância constante de uma equipe até eles poderem voltar para casa e voltar para o acompanhamento residencial do médico de família”.

LOC.: O município também reforçou a mobilização nos seis comitês regionais de combate ao mosquito, que promovem ações paralelas aos mutirões de fins de semana e às ações de rotina. Mas e você? Tem feito a sua parte? Mobilize você também a sua família, seus amigos, colegas de trabalho para eliminar os focos do mosquito... afinal, cuidados simples e de rotina, podem salvar uma vida e esta luta é de todos nós. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.