NATAL (RN): Município utiliza armadilhas para ajudar no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As doenças transmitidas pelo mosquito tiveram redução drástica em Natal. Ao comparar janeiro a março de 2016 com o mesmo período de 2017, foi constatado que Dengue e Zika diminuíram 93% e Chikungunya 98%. Essa queda se deu pelas medidas de combate que a Prefeitura de Natal adotou com o programa Vigia Dengue. As armadilhas ajudaram a identificar quais regiões possuem maior incidência do mosquito. Com essas informações, é mais fácil direcionar os esforços, priorizando as áreas mais críticas e atuar de forma diferente em cada bairro.
De acordo com Dianaldo Lopes, chefe de Operação de Campo das Arboviroses de Natal, as armadilhas foram distribuídas nos cinco distritos da cidade. A cada 300 metros tem uma. Os dados são coletados todos os dias e o recipiente lavado. Ele garante que não há risco para a população. Dianaldo explica melhor como são essas armadilhas.

TEC/SONORA: Dianaldo Lopes, chefe de Operação de Campo das Arboviroses de Natal.

“É uma cumbuquinha, um recipiente preto com uma paletinha onde o mosquito sai colocando os ovos. Ao invés de ele procurar um canto para colocar, já tem o canto propício para ele colocar os ovos dele, que é dentro da paletinha. A paletinha por sua vez é recolhida diariamente. E aqui na entomologia, a gente sabe diagnosticar onde tem a população de vetor mais positiva.”

LOC: Para que o mosquito não transmita Zika, Dengue e nem Chikungunya é preciso ficar atento aos focos. A forma mais eficaz de combater é impedir que ele nasça. Então, é preciso eliminar qualquer água parada nos objetos, tampar caixa d’água e limpar a calha, por exemplo. Alessandre de Medeiros é chefe do Centro de Controle de Zoonose de Natal e ressalta a importância dos moradores checarem suas casas.

TEC/SONORA: Alessandre de Medeiros, chefe do Centro de Controle de Zoonose de Natal.

“Qualquer tipo de estratégia utilizada precisa fundamentalmente da participação da população para ela ter êxito. Então, é fundamental que as pessoas tomem aqueles cuidados que são básicos, que todo mundo já conhece, em relação ao acúmulo de água e descarte dos inservíveis. Porque com isso a gente evita esses três agravos que tanto trouxeram problemas para o país.”

LOC: Em 2016, 8.426 pessoas estavam com suspeitas de Dengue no município de Natal, este ano passou para 551. De 563 casos de Zika, ocorreram apenas 42 este ano. A Chikungunya passou de 3.066 para 73. Para o Estado de Natal continuar com essa diminuição nas doenças todo mundo tem que se mobilizar. Avise aos vizinhos e os amigos dos perigos do mosquito e aja para que Natal tenha cada vez menos casos. Quer mais informações sobre as doenças e formas de prevenção? Acesse saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.