NATAÇÃO: Clodoaldo anuncia aposentadoria e Daniel Dias comemora resultado histórico

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Dono de 14 medalhas paralímpicas, Clodoaldo Silva entrou na piscina na noite deste sábado (17) para fazer a sua última prova na Rio 2016. Foi, também, a última competição de sua carreira paralímpica, como anunciou neste domingo (18), durante entrevista coletiva.
 
O atleta de 37 anos começou a nadar em 1996, em Natal, onde nasceu. Por causa de falta de oxigênio no momento do parto, o brasileiro teve paralisia cerebral, o que afetou os movimentos da perna e também a coordenação motora. Clodoaldo fala sobre a aposentadoria e se diz feliz por poder terminar a carreira no Brasil.
 
SONORA:  Clodoaldo Silva, atleta da natação
“Eu achava que parar no Brasil ia ser bom. Só que nem nos meus melhores sonhos eu imaginava que ia ser tão bom. Que ia ser inexplicável. Que ia ter uma torcida inteira lotando as arquibancadas, gritando o nome do esporte paralímpico. Gritando o nome do Clodoaldo”.
 
REPÓRTER: Amigo e admirador de Clodoaldo, Daniel Dias não teve uma missão fácil na Rio 2016. O atleta paralímpico enfrentou uma maratona de seis provas individuais e três revezamentos, com o sonho de conseguir subir ao pódio em todas elas.
 
No sábado à noite, o sonho se tornou realidade. Além de levar o ouro, Daniel se tornou o maior medalhista da história da natação paralímpica, com 24 medalhas acumuladas ao longo da carreira. Nove delas, conquistadas na Rio 2016. Na entrevista que deu neste domingo, junto com o amigo Clodoaldo, Daniel falou sobre as conquistas.
 
SONORA: Daniel Dias, atleta da natação
“É uma alegria imensa poder ajudar meu país. O meu objetivo aqui era conquistar medalhas nas provas individuais e ajudar o máximo meus companheiros no revezamento. E a gente deu o nosso máximo nos três revezamentos que nadou. E pudemos também conquistar medalha. Então eu estou extremamente feliz por nadar em casa, por competir uma Paralímpiada em casa. É algo que vai ficar marcado na minha história para sempre e na história de quem viveu isso. Acredito que na história de vocês também. E acredito que o esporte Paralímpico nunca mais vai ser o mesmo após isso aqui”.
 
REPÓRTER:Os Jogos Paralímpicos chegam ao fim neste domingo, após 11 dias de disputas. Foram 23 modalidades esportivas e 528 competições que reuniram atletas de 160 países.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.