MUNDO NOVO (BA): Vacinas contra HPV são oferecidas em seis unidades de saúde da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC:  O Instituto Nacional do Câncer, Inca, estima que 1.120 mulheres desenvolvam o câncer do colo de útero este ano, na Bahia. É por este motivo que o município de Mundo Novo está mobilizando todos os pais e responsáveis por meninas com idades entre entre 9 e 11 anos, para que tomem a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, que é o principal causador dessa doença. Durante a primeira etapa da campanha de vacinação, que aconteceu este ano, apenas 12% de meninas que tinham entre 9 e 11 anos de idade, tomaram a vacina em Mundo Novo, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretara de Saúde da cidade, Ísis Almeida, explica que para aumentar esses números, durante a segunda etapa da campanha de vacinação, as vacinas estão sendo aplicadas em todas as unidades de saúde do município e nas escolas das zonas rurais, onde o acesso às vacinas é mais difícil. Todas as seis unidades oferecem a vacina no município, as três urbanas e as três rurais. Esses centros de saúde ficam abertos de oito da manhã até cinco da tarde. Para a coordenadora, a vacina é fundamental para a saúde das futuras mulheres de Mundo Novo.
 
TEC: Ísis Almeida, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretara de Saúde do município de Mundo Novo
 
“Eu acho que essa vacina só veio para trazer benefícios. Porque a gente vê diversos casos de jovens com HPV e que se tivessem tido a oportunidade de receber essa imunização, poderiam não estar com o vírus”
 
LOC: Existem mais de 100 tipos de vírus HPV e a vacina oferecida nas Unidades Básicas de Saúde do SUS, combate os quatro vírus mais perigosos para a saúde da mulher, segundo o Ministério da Saúde. Os tipos 16 e 18, que são os responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo útero e os tipos 6 e 11, que são causadores de 90% das verrugas genitais decorrentes do HPV. Ísis Almeida chama as jovens na faixa etária a tomar a vacina.
 
TEC: Ísis Almeida,coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretara de Saúde do município de Mundo Novo
 
“Que todas as adolescentes que ainda não tomaram a vacina, ou aquelas que já tomaram a primeira dose e ainda não foram tomar a segunda, que procurem as nossas unidades de saúde, do município de Mundo Novo, para estar recebendo essa vacina”.
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: A professora Sara de Lacerda mora na rua Dr. São José Alves Martins, e tem uma filha chamada Virgínia, de 14 anos. A adolescente tomou as duas primeiras doses da vacina quando ainda tinha 13 anos, no ano passado. Sara relata que levou sua filha para tomar a vacina no Centro de Saúde Novo Horizonte, que fica localizado no bairro Paulo Gerônimo, também conhecido como Portelinha. A mãe explica o motivo:
 
TEC: Sara de Lacerda, personagem
 
“Porque previne de doenças, não é, futuramente de doenças do câncer do colo do útero... que é uma doença que atinge muitas mulheres ainda. Que elas levem suas filhas que elas vão estar fazendo um bem para elas... futuramente não estar sendo atingida por essa doença."
 
 
LOC:  A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próximo de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.
TEC: Encerra trilha (BG).
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.