MUNDO: Donald Trump é eleito presidente dos EUA e bolsas de valores caem pelo mundo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O magnata republicano Donald Trump, de 70 anos, foi eleito o quadragésimo quinto presidente dos Estados Unidos. O bilionário contrariou todas as previsões e pesquisas de intenção de voto que davam a vitória como certa para a candidata democrata Hillary Clinton. O republicano obteve pelo menos 289 delegados do colégio eleitoral contra 218 alcançados pela a ex-primeira Dama e secretária de Estado.
 
O bilionário dono de uma das maiores fortunas do mundo, segundo a revista Forbes, surpreendeu desde as primarias quando derrotou grandes nomes do partido Republicano como Ted Cruz e Jeb Bush. Após a indicação, Trump sempre figurou, na média das pesquisas nacionais, atrás da candidata democrata.
 
A vitória de Trump, que foi acusado pelos adversários durante a campanha, de propagar um discurso de ódio para os eleitores, derrubou as bolsas da Europa. Em Milão, a bolsa abriu com baixa de 3,47%, batendo apenas 16.230 pontos, com uma grande queda nas ações de bancos, como o MPS, que caiu 11,4%. A queda também foi significativa nas bolsas de Paris, -2,8%, Londres, -1,6%, e Frankfurt, com baixa de 2,9%. A maior baixa foi registrada em Madri, com a bolsa despencando 3,82%.
 
No Japão, o índice Nikkei caiu mais de 800 pontos, ou seja quase 5%. O índice da bolsa de Hong Kong perdeu 650 pontos, queda de 2,8%. A moeda mexicana, o peso, caiu para o valor mínimo em oito anos, de acordo com a agência de notícias Bloomberg.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.