MULHERES: Câmara realiza sessão solene para incentivar luta pelos direitos das mulheres

A ideia é que a sessão solene ocorra uma vez por ano no mês de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

A cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no País. A informação é do Instituto Maria da Penha que, nessa segunda-feira (7), celebrou 11 anos de existência da lei que tenta coibir e prevenir a agressão contra a mulher. A farmacêutica cearense Maria da Penha, que leva o nome da lei, foi vítima de agressão do próprio marido, ficando paraplégica. Desde então, atua em prol do combate a esse tipo de violência.

A deputada Dâmina Pereira (PSL – MG) foi autora de um projeto de resolução que visa incentivar ações relacionadas aos direitos das mulheres. Nessa terça-feira (8), a primeira sessão solene após a aprovação do projeto foi em homenagem à Mietta Santiago, primeira mulher a exercer plenamente seus direitos políticos. Agora, uma vez por ano, a Câmara presidirá uma sessão em homenagem às pessoas que lutam pelos direitos das mulheres.

Dâmina Pereira explica a importância da iniciativa.

“O meu objetivo ao apresentar o projeto de resolução para criação da medalha, quando fui coordenadora da bancada feminina, foi aproximar o poder legislativo, em especial minhas companheiras parlamentares, da sociedade brasileira.”

Como Mietta Santiago morreu em 1995, quem recebeu a medalha em sua homenagem foi o filho dela, Huldo Santiago. A ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, primeira mulher a se tornar ministra no atual Governo, participou da solenidade e confirmou a importância da figura de Mietta Santiago para a história.

“Ela foi além de seu tempo para demonstrar que os direitos fundamentais são direitos inerentes ao ser humano, independentemente do gênero; para dizer que todos nós, homens e mulheres, temos o direito, sim, de sermos tratados com igualdade.”

Maria Ernestina Carneiro Santiago de Souza, ou apenas Mietta Santiago, foi advogada, escritora e sufragista brasileira, sendo a primeira mulher a votar e a se candidatar a um cargo político no Brasil, na década de 1920. Por isso, foi instituída a Medalha Mietta Santiago. A ideia é que, nos próximos anos, a sessão especial ocorra no mês de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Reportagem, Jalila Arabi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.