MUCURI (BA): No município, apenas 1% das jovens de 11 a 13 anos tomaram a segunda dose da vacina contra vírus HPV

O município de Mucuri ainda está longe de atingir a meta de vacinação da segunda dose contra o vírus HPV. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que 75 por cento das meninas entre 11 e 13 anos tomem essa dose. Mas apenas um por cento das jovens dessa faixa etária tomaram a vacina, disponível gratuitamente no único posto de saúde da cidade.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Mucuri ainda está longe de atingir a meta de vacinação da segunda dose contra o vírus HPV. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que 75 por cento das meninas entre 11 e 13 anos tomem essa dose. Mas apenas um por cento das jovens dessa faixa etária tomaram a vacina, disponível gratuitamente no único posto de saúde da cidade. A vacinação contra o HPV é uma importante ação de saúde pública, pois garante cem por cento de imunização contra o vírus HPV, principal causador do câncer de colo de útero. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que mais de mil e cem novos casos desse tipo de câncer sejam registrados na Bahia, em 2015. A vacina é segura e não causa reações adversas graves. É o que explica o secretário de Vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de dólares aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer no colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas como qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais e isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.    
 
REPÓRTER: Em Mucuri, as doses da vacina contra o vírus HPV estão disponíveis no posto de saúde de Belo Cruzeiro, localizado na rua principal da cidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das oito da manhã às cinco da tarde. As meninas de 11 a 13 anos, devem comparecer ao posto de saúde com a caderneta de vacinação ou qualquer documento de identidade sem a necessidade da autorização de pais ou responsáveis. Lembrando que a partir desse ano, as meninas de nove e dez anos também podem tomar primeira dose.    

 

Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.