MOSSORÓ (RN): Clima quente e armazenamento incorreto podem favorecer o mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: O clima quente nesse período de fim de ano toma conta da região norte e nordeste do país. O calor favorece o aumento de chuvas e faz com que o mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika tenha um momento propício para se proliferar. Além do clima favorável para a proliferação do mosquito, cidades do nordeste, como Mossoró, têm mais uma preocupação, a falta d’água no município. Os moradores de bairros como Santo Antônio e Bom Jardim estão vivendo esta realidade. Eles precisam armazenar água de forma correta para evitar que esses reservatórios virem criadouros do mosquito. É o que explica a coordenadora de epidemiologia de Mossoró, Karla Cartaxo.
 
TEC/SONORA: Karla Simões Cartaxo, coordenadora de epidemiologia de Mossoró (RN)
 
“Deu uma reduzida só que Mossoró é uma cidade bem propícia, porque tem um clima quente que o mosquito gosta, e também tem uma cultura de armazenamento de água. Por ser uma cidade do interior que falta muita água, a pessoas, principalmente dos bairros periféricos, armazenam água de maneira inadequada. Tem aqueles bairros que são bem mais carentes, que tem infestação maior, justamente por conta disso. 

 

LOC: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos meses foram identificados 60 mil toneis em solo com água armazenada em Mossoró, por isso a atenção dos moradores deve ser dobrada. Saiba mais sobre como evitar possíveis criadouros do mosquito na internet, no site: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.