MOSSORÓ (RN): Bairros Santo Antônio, Bom Jardim e Costa e Silva preocupam por conta de infestação do mosquito da Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os locais com maior número de infestação do mosquito que causa a Dengue, Zika e Chikungunya em Mossoró são os bairros Santo Antônio, Grande Alto de São Manuel, Bom Jardim e Costa e Silva. O grande problema nesses bairros são os grandes números de tonéis, baldes e caixas d'água usadas para estocar água. De acordo com levantamento feito pelos agentes de endemias da cidade, 70 mil tonéis estão a céu aberto, sem qualquer proteção, com um risco altíssimo de se tornarem focos de reprodução do mosquito. A coordenadora do centro de zoonose, Karla Simões explica o que a Prefeitura está fazendo para amenizar os problemas.

TEC./SONORA: Karla Simões, coordenadora do centro de zoonose

“Aqui alguns bairros não chegam água diariamente, tem bairros que só chegam água uma ou duas vezes por semana. Então, a população já tem a cultura de armazenar água. Principalmente nos bairros periféricos, a população armazena água de qualquer maneira, onde encontramos nesses bairros um alto índice de infestação. O que faz aumentar a nossa preocupação e já estamos planejando, construindo outro plano de contingência para se trabalhar exclusivamente com o mosquito dentro do município.”

LOC.: Mais de quatro mil pessoas tiveram Chikungunya na cidade ano passado. Quem teve a doença pode ficar com as sequelas da doença ainda por bastante tempo. Teresa Cristina, de 44 anos, que trabalha na campanha contra o mosquito, mora na zona rural de Mossoró e foi vitima da doença no ano passado. Ela sabe muito bem o quanto é ruim estar com Chikungunya.

TEC./SONORA: Teresa Cristina, 44 anos, coordenadora da campanha contra o mosquito

“É muito doloroso! A dor se localiza nas articulações realmente, como no joelho e no punho. Você não consegue dirigir, não consegue andar de moto, quando vai levantar sente dor. Então assim, é uma doença que ela vem cheia de dores, ela mostra que você fica impossibilitado de fazer seu trabalho normal. Então, realmente foi muito difícil a recuperação. Até hoje eu sinto que meu joelho não está bem, principalmente a minha perna direita, eu cheguei até a cair.”

LOC.: No último levantamento de infestação do mosquito, feito pela Prefeitura e divulgado pelo Ministério da Saúde, Mossoró foi considerado em estado de alerta. A coordenadora do centro de zoonose, Karla Simões, faz um pedido à população de Mossoró.

TEC./SONORA: Karla Simões, coordenadora do centro de zoonose

“De maneira humilde, pedimos que a população realmente dê importância e se preocupe que são vidas que estão sendo perdidas, são pessoas que estão nascendo com algum problema de saúde, que a mãezinha estava gestante e teve o Zika. Então, pedimos que a dona de casa e o dono de casa, façam sua faxina semanalmente, escolham uma sexta, ou um sábado, ou até quinzenalmente. Olhem seus ralos, vasinhos de planta, verifique atrás da sua geladeira, porque geralmente tem um depósito que acumula água e encontramos muitos focos nesse depósito.”

LOC.: A grande preocupação do Ministério da Saúde neste verão é a Chikungunya. Isso porque poucas pessoas tiveram a doença no ano passado e não estão imunes. José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica o que é a doença e quais são os sintomas dela.

TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz

“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivirus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmito pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse andar recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela.”

LOC.: Quer saber mais sobre as doenças e como realizar um mutirão na sua rua, por exemplo? Acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.