MONTE NEGRO (RO): Acúmulo de lixo aumenta infestação do mosquito da Dengue na cidade

De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o índice de infestação está em 7,1%, bem acima do que é permitido

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O último levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que Monte Negro está em situação de risco para a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O índice apresentado está em sete vírgula um por cento, bem acima do que é permitido. De acordo com o Técnico da Agência Estadual de Vigilância Sanitária que trabalha no Programa de Controle da Dengue, Ednaldo Lira, este número tende a aumentar neste período chuvoso.

TEC/SONORA
: Ednaldo Lira, Técnico da Agência Estadual de Vigilância Sanitária

“Durante o ano de 2015 para 2016 nós tivemos um acréscimo considerável no número de casos de Dengue. Estamos fazendo muito esforço neste sentido de reduzir a infestação do vetor. Porém, estamos com uma perspectiva de aumento por conta do período chuvoso, que também é esperado.”

LOC: Segundo ele, o fator que mais contribuiu para este índice elevado de infestação foi o lixo.

TEC/SONORA: Ednaldo Lira, Técnico da Agência Estadual de Vigilância Sanitária

“Os criadouros são basicamente o lixo. E criadouros, às vezes, espalhados em via pública podem ser suficientes para desencadear surtos. Geralmente, no período chuvoso, eles aumentam o número de casos e tem tendência a este surto.”

LOC: Lembrando que pratinhos de vasos de plantas, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. Então vamos separar de dez a quinze minutos do dia, vistoriar a nossa própria casa, nosso trabalho, para eliminar recipientes que possam acumular água. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.