LOC: Com quase mil e quatrocentas notificações de casos de Dengue, segundo números da secretaria de Saúde, o município de Monte Carmelo tenta conter a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
De acordo com a secretária de Saúde municipal, Ismelinda Maria Diniz Mendes, a prefeitura tem trabalhado ao lado de entidades da sociedade civil em um comitê de enfrentamento ao mosquito.
TEC/SONORA: Ismelinda Maria Diniz Mendes, secretária de Saúde de Monte Carmelo - MG
“A primeira coisa que nós fizemos foi a criação de um comitê de enfrentamento ao mosquito e, neste comitê, temos várias instituições participantes, tanto da sociedade civil organizada quanto de todos os setores da prefeitura e alguns órgãos estaduais. Então, temos a parceria com a secretaria de Educação e as escolas municipais, a rede estadual de ensino. Todos os setores da prefeitura, como Ação Social e Esportes. E, através desse comitê, a gente faz o planejamento das ações.”
LOC: Planejadas pelo comitê, as ações feitas nas escolas de Monte Carmelo, de acordo com Ismelinda, são as que têm dado os melhores resultados.
SONORA: Ismelinda Maria Diniz Mendes, secretária de Saúde de Monte Carmelo - MG
“O que tem dado mais resultados são as ações com as crianças e adolescentes nas escolas. porque as crianças além de aprenderem elas ensinam os pais e, isso é uma coisa bem positiva. Além de tudo a gente teve a participação do exército, aqui no município, que veio para conscientizar e também para ajudar no combate.”
REPÓRTER: Mesmo com todo o trabalho da Prefeitura, a secretária de Saúde de Monte Carmelo alerta que só é possível acabar com os focos do mosquito da Dengue se a população não deixar acumular água parada em vasos de plantas, calhas, garrafas de plástico entre outros.
Receba bem os agentes de saúde na sua casa e tire uma vez na semana para limpar seu quintal e eliminar os criadouros do mosquito. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças acesse:
saude.gov.br/combateaedes.