MOBILIDADE URBANA: Criação do Programa Bicicleta Brasil é aprovado na Câmara dos Deputados

A proposta será analisada agora pelo Senado Federal

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Câmara dos Deputados aprovou a criação do Programa Bicicleta Brasil, que tem como objetivo trazer melhorias às condições de mobilidade nas cidades. Umas das formas de financiar o Programa será o uso de 15% do valor arrecadado com multas de trânsito. De acordo com o coordenador geral da ONG Rodas da Paz, Bruno Leite, o programa pretende promover o barateamento do preço das bicicletas, apoiar estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e na construção de ciclovias e ciclofaixas.

TEC./SONORA: Bruno Leite, coordenador geral da ONG Rodas da Paz.

"Ele vai incentivar a criação de estruturas cicloviárias, a questão das ciclovias, das ciclofaixas; a questão que a gente acha primordial, que é criar estrutura para que ocorra o compartilhamento dos meios de transporte, ou seja, criar bicicletários, criar paraciclos perto de estações de metrô, estações de ônibus; e a questão de paraciclos e estrutura para ciclistas ao longo de toda esta estrutura cicloviária."

LOC.: O autor do projeto que cria o Programa Bicicleta Brasil, deputado Jaime Martins, do PR de Minas Gerais, destacou que a integração entre os meios de transporte vai estimular uma nova cultura do uso das bicicletas.

TEC./SONORA: Jaime Martins, deputado (PR-MG).

"É um projeto completo, amplo, que vai dar ao Brasil uma política pública para as bicicletas e para o usuário da bicicleta. Você prevê a integração da bicicleta com o ônibus, a integração da bicicleta com o BRT, bicicleta com o metrô, com os trens regionais, para facilitar e estimular o uso das bicicletas."

LOC.: O projeto de lei que cria o Programa Bicicleta Brasil foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, e agora, será analisada pelo Senado Federal.

Reportagem, Cintia Moreira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.