MINUTO SAÚDE: Câncer do colo útero se manifesta em estágio avançado, diz especialista

 
MINUTO SAÚDE: Câncer do colo útero se manifesta em estágio avançado, diz especialista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 TEC: Vinheta Abertura
 
LOC: O Brasil está protegendo todas as meninas e adolescentes do vírus HPV, o Papiloma Vírus Humano, principal responsável pelo câncer do colo do útero. A doença mata mais de cinco mil mulheres por ano no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca. O câncer do colo do útero apresenta sintomas como sangramento vaginal, mas apenas quando já está em estágio avançado, como explica o especialista em Oncologia do INCA, Gustavo Iglesias.
 
TEC: Especialista em Oncologia do INCA, Gustavo Iglesias
 
“O câncer, de qualquer órgão ou de qualquer lugar do corpo, ele é uma proliferação descontrolada das células do corpo. O câncer do colo do útero ele geralmente, quando ele dá sintomas, ele já se encontra em um estágio mais avançado. Um sintoma muito comum é o sangramento por via vaginal, principalmente depois da relação sexual. A mulher depois da relação sexual tiver algum sangramento por via vaginal, isso é um sintoma característico bem descrito”.
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: Este ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 11 anos. Mas, as meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que já tomaram a primeira dose da vacina devem voltar aos postos de saúde para receber a segunda e, quem não tomou nenhuma das doses, também deve começar a imunização. Então fica a dica! Você mãe, pai ou responsável não se esqueça de levar as meninas ao posto de saúde de sua cidade para tomarem a vacina contra o HPV. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o vírus pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.
 
TEC: Vinheta Encerramento

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.