MINUTO DA SAÚDE: Vacina contra HPV é usada em mais de 100 países e não registrou reação grave

...Vacina está disponível para meninas de 9 a 13 anos nas unidades de saúde de todo País

Salvar imagem

Vinheta Abertura
 
REPÓRTER: A vacina contra o vírus HPV é a melhor arma contra o câncer do colo do útero, um dos tipos de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Aqui, a vacina é distribuída de graça a meninas de 9 a 13 anos nas mais de 30 mil salas de vacinação da rede pública. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, conta que a vacina usada no país é a mesma usada em mais de 100 países.
 
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa
 
“Essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada, essa vacina, porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas como qualquer produto injetável reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor do que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir.”
 
REPÓRTER: Procure uma unidade de Saúde do SUS ou fique atenta ao período da vacinação na escola. Para receber as doses da vacina, basta levar a caderneta de vacinação ou um documento de identidade.
 
Vinheta Encerramento

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.