MINUTO DA SAÚDE: Terceira dose da vacina contra febre amarela é desnecessária

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

LOC.: A vacina contra a febre amarela é a única forma de se proteger da doença, que causa febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos em seu início, e que pode evoluir para icterícia, causando olhos e pele amarelados, insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. De acordo com o Ministério da Saúde, duas doses da vacina são necessárias para se proteger da doença por toda a vida, uma aos nove meses de idade e outra pelo menos dez anos depois. O subsecretário de Vigilância em Saúde do estado do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, alerta que não há necessidade de uma terceira dose.


TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, Subsecretário de Vigilância em Saúde do estado do Rio de Janeiro.

“A vacina contra a febre amarela é muito eficaz, muito segura, tem duração para a vida toda a partir da segunda dose, a pessoa está imunizada para o resto da vida. Não há necessidade, absolutamente nenhuma, de se tomar outra dose. Não há necessidade de uma nova dose da vacina.”


LOC.: Para as regiões com risco de transmissão da doença, o Ministério da Saúde informa que a preferência de vacinação é dos moradores das zonas rurais onde ocorreram as epizootias, que são os casos de mortes dos macacos pela doença. Se você ainda não tomou a primeira ou a segunda dose e mora em zona rural de municípios com casos registrados de febre amarela, compareça ao posto de saúde mais próximo e vacine-se. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.