MINUTO DA SAÚDE: Saiba qual é o perigo da Zika para gestantes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Durante uma gestação, toda a família deve ajudar a mãe a se prevenir para não ser picada pelo mosquito da Zika. Mas você sabe por que o vírus é tão perigoso para as gestantes? O médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, André Siqueira, explica o porquê da preocupação com as grávidas e ressalta a importância dos cuidados com a doença.


TEC/SONORA: André Siqueira, médico infectologista e pesquisador da Fiocruz.
“A preocupação da Zika nas grávidas é porque o feto pode apresentar complicações e a mais temida delas é a microcefalia. Então, a gente não tem vacina nem tratamento para a Zika. O que a gente recomenda para as grávidas onde existam casos de Zika, é evitar a picada do mosquito, então, é utilizar repelente, roupas compridas e, se possível, não se expor nos horários de maior frequência de picada do mosquito, como inicio da manhã e fim da tarde. E, sem dispensar todas as medidas do pré-natal adequado, todas as consultas, ultrassom e exames que foram requisitados pelo profissional de saúde.”

LOC: Os sintomas da Zika, como febre, manchas no corpo com coceira e olhos vermelhos podem aparecer de três a 12 dias depois que a pessoa foi picada pelo mosquito.Ao sentir qualquer um dos sintomas, é muito importante procurar um médico. Evite a automedicação, pois só pode piorar sua saúde. Não esqueça de que a melhor forma de evitar a Zika, Chikungunya ou a Dengue é a prevenção. Não deixe de fazer sua parte na eliminação dos criadouros para que os números de casos no Brasil parem de aumentar. Para mais informações sobre o mosquito acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.