Data de publicação: 26 de Janeiro de 2017, 03:00h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
TEC.: Vinheta
REPÓRTER: A Chikungunya é uma doença que pode deixar a pessoa de cama vários dias, sem conseguir fazer nada, muito menos trabalhar. A principal reclamação das pessoas infectadas são as consequências que a Chikungunya pode trazer. Pacientes relatam quadros de artrite crônica, com dores contínuas nas articulações. Essa dor pode durar até três anos! O Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz, explica um pouco mais sobre as consequências da Chikungunya.
TEC./SONORA: Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz
“As consequências da Chikungunya é que, em geral, quando ela afeta pessoas de mais idade, acima dos 45 anos ou pessoas que tenham doenças que já comprometem as juntas, pode desencadear o que se chama de uma doença crônica. Se as pessoas tiverem mais de 45 anos ou uma doença crônica, como artrite, lúpus, algo assim, pode ficar com a forma crônica da doença que vai demorar um ano, dois anos, até três anos. Neste período a pessoa vai ter as juntas afetadas e isto é bastante grave, porque compromete a qualidade de vida da pessoa.”
REPÓRTER: Os casos suspeitos devem ser comunicados em até 24 horas a partir da suspeita inicial e é fundamental não tomar remédio por conta própria. A automedicação pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro do paciente.Quer saber mais? Acesse: saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev