MINUTO DA SAÚDE: Saiba como se prevenir contra a dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Os sintomas da doença são: febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, fraqueza, perda de peso, náuseas e coceira na pele. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica se prevenir contra a dengue.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

 

REPÓRTER: Se você apresentar algum dos sintomas de dengue, procure um médico ou posto de saúde, fique em repouso e tome bastante água. É importante lembrar que você não deve tomar nenhum medicamento sem orientação de um profissional.  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.