MINUTO DA SAÚDE: Saiba a importância de encaminhar os pneus para um ponto de coleta

Além de levar centenas de anos para se decompor, um pneu velho, jogado na rua, no quintal ou num terreno baldio é ideal para se tornar criadouro do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Saber jogar fora corretamente os pneus velhos evita a proliferação do mosquito transmissor daDengue, Zika e Chikungunya. Além de levar centenas de anos para se decompor, um pneu velho, jogado na rua, no quintal ou num terreno baldio é ideal para se tornar criadouro do mosquito, porque dentro dele é fácil de acumular água. 

O agente de combate a endemias, Wellington Tristão da Rocha, chama a atenção sobre a importância de encaminhar os pneus velhos para um ponto de coleta.
TEC/SONORA: Wellington Tristão da Rocha, agente de combate de endemias

“Os pneus realmente têm sido um grande problema em todo o país, principalmente porque este pneus são descartados de forma inadequada no meio ambiente. Nós temos feito algumas ações e tem se comprovado a existência destes pneus em ambientes com focos. Nós temos falado bastante que os pneus são criadouros bastante produtivos. Nós pedimos então a colaboração de todos os cidadãos que os pneus que não servem mais para vocês, que procurem dentro do seu município um ecoponto, entreguem estes pneus no ecoponto, pois o ecoponto dará um destino racional a estes pneus. O que não pode fazer é descartá-los no meio ambiente, em terrenos baldios, canteiros centrais das ruas, porque isto se tornará realmente um criadouro. Pesquisas realizadas sobre pneus constataram e comprovaram, que pneu é sim um criadouro altamente produtivo.”


LOC: 
Então se você tem um pneu velho guardado em casa ou viu algum por aí, abandonado, entre em contato com um ecoponto mais próximo e ajude a combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. 

Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.