MINUTO DA SAÚDE: Rio de Janeiro faz bloqueio contra vírus da febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

LOC.:  21 municípios do Rio de Janeiro já receberam as vacinas e estão em plena campanha de vacinação. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, a ideia é formar um cinturão de bloqueio, imunizando os moradores das regiões que fazem fronteira com Minas Gerais e Espírito Santo e impedir a entrada do vírus no Rio de Janeiro.

TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, Subsecretário de Vigilância em Saúde do estado.


“A gente está avaliando o cenário tanto epidemiológico, quanto a ocorrência de epizootias, que são as mortes de animais, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Minas é um estado que preocupa muito por conta do avanço tanto das epizootias da febre amarela, quanto nos casos em humanos, nós optamos por fazer uma barreira nos municípios que fazem divisa com o estado de Minas Gerais. Nós estamos falando de uma febre amarela silvestre, portanto essa barreira ocorre em alguns municípios, especialmente em municípios maiores e áreas rurais que fazem fronteira com o estado de Minas Gerais.”


LOC.: Para as regiões com risco de transmissão da doença, o Ministério da Saúde informa que a preferência de vacinação é dos moradores das zonas rurais onde ocorreram as epizootias, que são os casos de mortes dos macacos pela doença. Se você ainda não tomou a primeira ou a segunda dose e mora em zona rural de municípios com casos registrados de febre amarela, compareça ao posto de saúde mais próximo e vacine-se. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.