MINUTO DA SAÚDE: Recomendações para viajantes se protegerem contra o mosquito transmissor da Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC.: Vinheta

LOC.: Se você vai viajar é importante tomar medidas para se proteger contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Uma delas é passar o repelente e usar calça e camisa de manga comprida, como explica o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz.

TEC./SONORA: Kleber Luz, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia

“Se um brasileiro viajar dentro do Brasil, não há o que fazer. Ele vai adotar as medidas que já deve adotar porque mora no Brasil. A gente tem mosquito em praticamente 100% do país. Se alguém vem de fora para o Brasil, e for ficar no Brasil por uma semana, duas semanas, o uso de roupas com manga comprida e o uso de repelentes é uma medida importante para evitar a sua contaminação. E obviamente, que se a mulher está grávida, ela deve sempre fazer as três coisas recomendadas: um, o uso de roupas compridas, para evitar a exposição da pele; dois, o uso de repelente durante toda a gravidez; e três, o uso do preservativo. Se alguém que mora no Rio Grande do Sul, que é um estado que tem menos mosquito e vem para a região Norte, vai para o Amazonas, por exemplo, ele pode neste momento utilizar o repelente e a roupa de manda comprida. É isto o que deve ser feito.”

LOC.: Além disso, você pode adotar outras medidas: Ao chegar ao seu local de hospedagem, verifique cuidadosamente se há algum criadouro do mosquito e elimine-o. Hospede-se em locais que disponham de telas de proteção nas portas e janelas, especialmente se estiver longe das capitais, ou então, leve o mosquiteiro como alternativa.
E não se esqueça: antes de fechar a casa para viajar, verifique se há algum criadouro do mosquito e elimine-o. Quer saber mais? Acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.