MINUTO DA SAÚDE: Quais são os cuidados que a gestante deve ter para se prevenir do vírus Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é um os causadores de microcefalia em bebês, quando eles ainda estão na barruga da mãe. A microcefalia é uma doença que não tem cura e exige cuidados permanentes.
 
Por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu os cuidados que devem ser adotados pelas mulheres durante a gestação. O primeiro passo é procurar um hospital, ou unidade de saúde, para iniciar o pré-natal o mais rápido possível e comparecer sempre às consultas. Além disso, todas as vacinas indicadas para gestantes devem ser tomadas. A principal medida quem explica é o diretor de Vigilância em das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“Contra o Zika vírus, a principal proteção é contra o mosquito. Além de eliminar qualquer fonte de criação de mosquito dentro de casa, a proteção com roupas de mangas longas, calças longas, meias, o uso de repelentes, portas abertas [manter] fechadas ou teladas. Isso deve garantir uma segurança maior para gestante contra a picada dos mosquitos Aedes aegypti.”

Receba nossos conteúdos em primeira mão.