MINUTO DA SAÚDE: Quais os cuidados devem ser tomados após a doação de sangue? Especialista explica

Evitar desgaste físico é a principal orientação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC.: Doar sangue é um ato nobre de solidariedade, pode ser feito por qualquer um que tenha entre 16 e 69 anos, que tenha mais de 50 quilos e esteja bem de saúde. Além disso, aqueles que querem fazer a doação de sangue devem estar alimentados, mas precisam evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação, além de evitar o consumo de álcool 12 horas antes de fazer a doação. Mas, e depois da doação? Quais os cuidados necessários? Como reage o organismo humano? O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, esclarece quais os procedimentos que o doador deve ter após a doação.
 
TEC./SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
 
“A pessoa deve beber bastante líquido, se hidratar bem, mas o próprio organismo, ao detectar essa doação, que são feitas em quantidades em que não dê problema ao doador. O organismo, ao detectar uma pequena baixa, automaticamente aumenta sua produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos para repor, isso é uma reação do organismo humano natural.”
 
LOC.: A doação de sangue constante é fundamental para manter os estoques em níveis adequados para atender todos os pacientes. Flávio destaca que homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo de dois meses entre cada doação. Já as mulheres até três doações por ano com intervalo mínimo de três meses entre uma e outra. Os doadores devem levar um documento oficial com foto para a unidade de coleta. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 
 
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.