MINUTO DA SAÚDE: Mulheres que querem engravidar devem ter cautela em relação ao Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mulheres que querem engravidar precisam ficar atentas às recomendações para evitar picadas do Aedes aegypti, mosquito transmissor do Zika. Esse vírus é perigoso para as gestantes, pois ele pode causar microcefalia em bebês quando eles ainda estão na barriga das mães. O médico virologista Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, comenta sobre essa questão.
 
SONORA: Paolo Zanotto, médico virologista do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)
 
“Dois aspectos: um de foro muito íntimo, que é a questão da decisão dessa pessoa se ela vai engravidar ou não. Mas, para isso, ela deveria ter uma certa ideia, ou se informar de forma ativa, buscar informação acerca da situação epidemiológica do local onde ela está. Outra coisa é, por exemplo, o marido dela tomar um pouco de cuidado e ver se ele tem ou não o vírus e foi infectado recentemente, porque há casos do vírus por transmissão sexual”.
 
REPÓRTER: Recentemente, oito países notificaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a transmissão do Zika por relação sexual. Que são: Portugal, Peru, Nova Zelândia, Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Itália. Nesta semana, o Canadá também confirmou um caso no país.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.