MINUTO DA SAÚDE: Limpeza e manutenção de calhas devem ser feitos periodicamente para evitar focos do mosquito da Dengue

Remova as folhas e os galhos das calhas, que impedem que a água escoe

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A maneira mais eficiente de reduzir o número dos mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya é impedindo que a água fique acumulada. As calhas que ficam nos telhados são um dos pontos mais perigosos para isso. O agente de combate de endemias Wellington Tristão da Rocha fala mais sobre cuidados e dicas para não fazer das calhas um criadouro do mosquito.

TEC/SONORA: Wellington Tristão da Rocha, agente de combate de endemias

“Tem que fazer manutenção em período de seca também. Se estiverem obstruídas por alguma razão – folhas, galhos ou outro motivo –, limpar estas calhas, deixá-las com um nível mínimo para que haja o fluxo da água, evitando assim que a água fique parada. O mosquito bota os seus ovos em água parada e as calhas também podem ficar com água parada. Então, esta manutenção, a gente recomenda que seja feita, principalmente, no período de seca e, quando começar o período chuvoso, a calha ter condições de fazer o fluxo normal de água, sem represamentos.”

LOC: Então, não se esqueça: remova as folhas e os galhos das calhas, que impedem que a água escoe. Se possível, verifique toda semana o estado das calhas, canos e ralos. Eliminar os focos do mosquito é a melhor forma de combater o problema. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.
Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.