MINUTO DA SAÚDE: HPV é a principal causa do câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Vinheta Abertura
 
REPÓRTER: O vírus HPV é o principal causador do câncer do colo do útero – doença grave que mata cerca de cinco mil mulheres no Brasil, ao ano. Para se prevenir, a forma mais eficaz é tomar a vacina contra esse vírus, que é de difícil identificação, como explica o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"O HPV é um tipo de vírus que tem vários subtipos, associados a algumas manifestações diferentes. Associados a verrugas e a outros problemas que não são muito importantes. O problema importante que é fortemente associado ao HPV é um tipo de câncer, que é um câncer que acontece nas mulheres: é o câncer de colo de útero. Boa parte das pessoas é exposta ao HPV em algum momento das suas vidas. O que acontece é que uma parte das pessoas fica com o vírus, tem a infecção pelo vírus, fica com o vírus e pode muitos anos depois de já ter adquirido este vírus, vir a desenvolver o câncer de colo de útero."

REPÓRTER: Por isso, é fundamental que meninas entre 11 e 13 anos de idade sejam vacinadas contra o HPV. Elas estão na faixa etária que melhor se beneficia com a proteção da vacina. Procure uma unidade de saúde mais próxima e leve suas filhas para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Só com a segunda dose a proteção acontece. A vacina contra o HPV é segura, é de graça e salva vidas.

Vinheta Encerramento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.