MINUTO DA SAÚDE: Especialista detalha a importância da entrevista antes da doação de sangue

Entrevista ajuda na seleção de doadores

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE
 
LOC.: A doação de sangue é de grande importância para manter os estoques estáveis. Dessa forma, pode atender todos os pacientes, em diferentes situações, que precisam de sangue. Porém, não basta querer fazer o bem.  Alguns pré-requisitos são necessários para fazer a doação. Além de ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, os candidatos a doadores precisam passar por uma entrevista. O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, explica a importância do procedimento.
 
TEC./SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
 
“É necessário que seja feita uma entrevista para ver as condições de saúde do doador, se tem algum antecedente, alguma coisa que possa impedir ele de doar. Isso ai então é informado a ele. E por que essa entrevista é importante? Porque que é importante que ele seja sincero nessas informações? Para dar segurança para quem vá receber o sangue. Obviamente, serão feitos os testes necessários para saber se tem doenças que possam ser transmissíveis pelo sangue como, HIV, AIDS, hepatite.”
 
LOC.: O procedimento de doação de sangue é muito seguro para o doador. Como disse o Dr. Flávio, durante a entrevista que antecede a doação de sangue, é avaliado o estado de saúde do doador. Com isso, o hemocentro protege a saúde do doador e do futuro receptor. Os produtos utilizados no processo de doação são descartáveis. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa.  Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 
 
TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.