MINUTO DA SAÚDE: Desconhecimento é o principal inimigo na luta contra a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

 

LOC: Por ser uma doença transmitida por contato de individuo para indivíduo, a Tuberculose Pulmonar pode assustar amigos, familiares e pessoas do convívio de quem a contrai. Muitas vezes, a pessoa infectada se isola para não contaminar seus entes queridos e isso faz com que o preconceito contra o paciente e a doença continue presente.

Para TaimaraSlongo, assessora de Políticas Públicas de Cuidado à Saúde de Porto Alegre, a divulgação dos sintomas, diagnóstico e tratamento da doença são elementos fundamentais na luta contra o preconceito e exclusão daquele que contraiu a Tuberculose.

 

TEC/SONORA: TaimaraSlongo, assessora de Políticas Públicas de Cuidado à Saúde de Porto Alegre.

 “Existe ainda bastante preconceito em relação à população e o desconhecimento da doença. As pessoas ainda acham que Tuberculose pega através de talheres, através de lençol, através de toalha. Ainda hoje a gente tem esse desconhecimento e esse preconceito de que se a gente tem um familiar com Tuberculose, ele tem que ficar separado. E, por isso, a gente precisa sim ter estratégias e também de divulgação.”

 

LOC: A Tuberculose Pulmonar tem cura e quanto mais rápido seu diagnóstico e tratamento, melhor é a qualidade de vida do paciente. O conhecimento da doença é o primeiro passo para a cura. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

 

 

TEC/ VINHETA MINUTO DA SAÚDE

Receba nossos conteúdos em primeira mão.