Data de publicação: 30 de Janeiro de 2017, 00:53h
TEC.: Vinheta
LOC.: O ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya é formado por quatro etapas básicas: o ovo, a larva, a pupa e a fase adulta. O consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz, explica o que acontece em cada uma dessas fases.
TEC./SONORA: Kleber Luz, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia
“A fêmea coloca o ovo, esse ovo vai eclodir, se transforma em uma larva, essa larva é extremamente ativa, ela que se alimenta, que cresce e desenvolve, se transforma em uma coisa chamada pupa, que é uma larva em uma fase mais avançada e depois se transforma no mosquito alado. É este mosquito alado que tem o macho e a fêmea. O macho só se alimenta de seiva de planta. A fêmea também se alimenta de seiva de planta, mas para pôr os ovos, ela precisa de uma proteína de alto valor biológico, que ela consegue exatamente com o sangue. Por isto a necessidade da fêmea do mosquito se alimentar de sangue. É neste momento que ela chupa o sangue, se contamina com o vírus, o vírus se multiplica dentro dela e quando ela pica uma outra pessoa, ela passa para outra pessoa, permitindo a transmissão da doença na comunidade. A gente chama de repasto. O repasto é cada vez que ela vai sugar o sangue. Ela precisa fazer vários repastos ao dia, porque ela é uma máquina reprodutiva. Para se ter uma ideia, a fêmea do mosquito só tem relação uma vez e ela guarda o espermatozoide do macho dentro dela e, a partir dalí, ela não precisa mais acasalar e fica colocando ovos o resto da vida. Então, ela tem o que se chama de ‘espermatoteca’. Ela vai o resto da vida dela chupar sangue e pôr ovo, chupar sangue e pôr ovo... então é infinito. Enquanto ela tiver vida, ela vai estar sempre chupando sangue e colocando ovos e contaminando as pessoas.”
LOC.: Quer saber mais? Acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev