MINUTO DA SAÚDE: Como identificar suspeita de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: A tuberculose é uma doença transmitida por contato pessoa a pessoa por meio de uma bactéria, o bacilo de Koch, e afeta, na maioria dos casos os pulmões. Com o diagnóstico precoce e tratamento completo, o paciente deixa de transmitir a doença em 15 dias, não havendo necessidade de isolamento.

A coordenadora do Programa Nacional de Controle à Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki, salienta que, para obtenção de um diagnóstico certeiro da doença, é necessário que os profissionais de saúde observem se o paciente está tossindo constantemente por duas a três semanas. Se estiver, que façam o teste, fornecido gratuitamente pelo SUS.

TEC/SONORA: Denise Arakaki, Coordenadora do Programa Nacional de Controle a Tuberculose do Ministério da Saúde.

 “Toda vez que o indivíduo tem tosse por mais de duas ou três semanas e procura uma unidade de saúde, a enfermeira ou o médico devem suspeitar de tuberculose e vão orientar essa pessoa a coletar um teste de escarro ou catarro. Esse escarro será examinado e no catarro a gente pode visualizar o bacilo da tuberculose ou pode testar o escarro com testes específicos para ver se o bacilo está nessa situação”.

LOC: Para mais informações acesse: saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.