Olá, caros comunicadores, radialistas e jornalistas!
Aqui quem fala é o ministro da Saúde, ArthurChioro, e venho pedir a ajuda de vocês.
É sobre a vacina contra o HPV, que previne contra o câncer do colo do útero, a terceira doença que mais mata mulheres no Brasil.
Eu sei que em março vocês nos ajudaram muito divulgando a primeira fase da vacinação, e foi por isso que o Ministério da Saúde conseguiu vacinar quatro milhões e trezentas mil meninas em todo o país.
Mas precisamos novamente dessa ajuda, porque não adianta nada tomar a primeira dose e não tomar a segunda.
Portanto, eu faço um apelo a vocês, para que, com a audiência dos programas e dos noticiários que vocês comandam, deixem claro que quem é responsável por meninasde 11 a 13 anos precisa levar a menina para tomar a segunda dose da vacina.
O rádio é o veículo de comunicação com maior penetração entre as pessoas e com enorme poder de convencimento, por isso é importante que vocês digam à população que ela precisa vacinar as meninas que têm entre 11 e 13 anos, para que no futuro, quando forem mulheres, não corram o risco de terem câncer do colo do útero.
A vacina não dói e nem provoca reação e que pode ser aplicada, na maioria dos casos, na própria escola em que a menina estuda, ou então no posto de saúde.
Peçam também que as pessoas falem da importância da vacinação com a família, os amigos e os vizinhos.
É isso! Conto com a ajuda de vocês!
Um grande abraço!