MINAS GERAIS: Municípios do estado vão receber R$ 16,7 milhões de recurso adicional para combate ao mosquito da Dengue

Salvar imagem

LOC.: Com o objetivo de reforçar o combate ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, o ministério da Saúde vai repassar a todos os municípios mineiros uma extra extra de quase 17 milhões de reais. O dinheiro será liberado em duas parcelas, sendo que a segunda está condicionada ao cumprimento de alguns critérios. Para receber os valores os municípios devem realizar o Levantamento Rápido de Índice de Infestação, conhecido como LIRAa, que será encaminhado ao Ministério da Saúde.
O LIRAa deve ser feito  pelas cidades com mais de dois mil imóveis. Já os municípios com menos de dois mil imóveis utilizam outro instrumento, chamado Levantamento de Índice Amostral. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, fala sobre a importância da liberação do recurso extra para as ações de prevenção e controle do mosquito.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde

“Estamos liberando recursos que já foram publicados no Diário Oficial, e estarão disponíveis para o estado para o custeio permanente. Enquanto os serviços estiverem funcionando, estes recursos estarão disponíveis. E nós temos feito essa parceria para que os recursos cheguem, de fato, na ponta.”
 

LOC.: O subsecretario de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Sérgio, reforça a importância da luta contra o mosquito em todo o estado.

TEC./SONORA: Rodrigo Said, subsecretário de vigilância e proteção à saúde

“Estamos diante de um cenário muito complicado, não existe solução fácil. Não existe nenhum local neste planeta que conseguiu combater efetivamente esse mosquito. Então, é um envolvimento de toda a comunidade com o poder público para apoiar no desenvolvimento das ações. E nós estaremos fazendo esse monitoramento mais próximo junto com todos esses municípios.”


LOC.: De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na sexta feira, dia seis de janeiro, pela Secretaria Estadual de Saúde, Minas Gerais registrou quase 530 mil casos prováveis de Dengue, com 255 mortes. Em relação à Chikungunya, Minas registrou, até o momento, 491 casos prováveis da doença. Já em relação à febre pelo Zika, foram registrados, até o momento, 14.438 casos prováveis no Estado. Acesse: saude.gov.br/combateaedes para saber mais. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.