MINAS GERAIS: Mais de 16 mil escolas começam a intensificação do combate ao Aedes aegpti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Na última sexta-feira, “Dia de Mobilização Nacional da Educação Contra o Mosquito", escolas da rede pública e privada de todo o país começaram a desenvolver ações de combate ao mosquito Aede aegytpti,transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e do Zika. Em Minas Gerais, a ação vai incluir as 16.704 escolas do estado. A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, a subsecretária de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Celeste de Souza Rodrigues e ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias visitaram a Escola Estadual Paschoal Comanducci, em Belo Horizonte. Durante a visita, os alunos fizeram apresentações mostrando os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Os estudantes também fizeram uma armadilha com garrafa PET para capturar o mosquito transmissor. O ministro da Educação, Aluizio Mercadante, destaca a importância da conscientização do combate ao mosquito na rede de ensino do país.

 

SONORA: ministro da Educação, Aloizio Mercadante

 

“Se você avaliar que nós somos 60 milhões de brasileiros e brasileiras organizados na educação, estudantes da rede pública e particular. A escola é um espaço de informação, de discurso de reflexão. Então o melhor espaço que o Brasil tem para mobilizar a sociedade brasileira dentro de suas casas, esses estudantes indo para dentro de suas residências, professores, servidores de educação, para combater o mosquito Aedes Aegypti. Por que mais de 2/3 dos casos estão dentro de casa, então é ali que nós temos quer ter uma fiscalização permanente. Então nós queremos fazer da escola o grande combate ao mosquito Aedes Aegypti para proteger as nossas crianças, a saúde pública do Brasil.”

 

REPÓRTER: O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, reforça que, para combater o mosquito Aedes Aegytpi, é preciso ficar atento aos recipientes que acumulam água.

 

SONORA: secretário de vigilância em saúde, Antônio Nardi

 

“O mais efetivo nesse momento é a eliminação de todo e qualquer recipiente que posso juntar água parada e proliferar o mosquito Aede Aegypti. Não deixarem expostos copinhos, copos, garrafas, latas, tampas de garrafa. Verifiquem a vedação da caixa d’água, desemtupam as calhas.”

 

 

REPÓRTER: O MEC, Ministério da Educação, disponibiliza material didático para ser utilizado em sala de aula, além de apoiar a produção científica e a pesquisa sobre o vetor e as suas doenças. Para saber mais sobre formas de prevenção e combate ao mosquito, e sobre dengue, chikungunya e zika vírus, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.

 

 Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.