MINAS GERAIS: Foliões que vão curtir o Carnaval mineiro devem se precaver quanto à febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A febre amarela é uma das principais preocupações dos foliões mineiros que vão sair das cidades onde moram para se divertir durante este Carnaval. Minas Gerais, estado mais afetado pelo surto da doença, tem uma rica tradição de festas e blocos carnavalescos. Por isso, é importante alertar população sobre os cuidados ao viajar para as áreas consideradas de risco no estado, como as regiões de Governador Valadares, Diamantina, Manhumirim, Teófilo Otoni e Coronel Fabriciano.  
 
A superintendente de epidemiologia da secretaria de Saúde de Minas, Deise Santos, afirma que a imunização leva dez dias para começar a fazer efeito. Por isso ela pede para que as pessoas que não conseguiram tomar a vacina, não viagem para áreas de mata.
 
TEC./SONORA: Deise Santos, superintendente de epidemiologia da SES-MG.
 
“Se a pessoa não tomar essas doses, a gente recomenda que tome, mas caso ela não consiga tomar e caso ela não consiga tomar e caso ela queira já começar a curtir o carnaval é importante que ela não vá para áreas de cachoeiras, para áreas de mata. Porque a gente sabe que o surto de febre amarela que nós estamos vivenciando hoje no estado é de febre amarela silvestre.”

LOC.: 
O advogado Gabriel Furtado, que é mineiro, mas reside em Brasília, tomou a vacina contra a doença. Ele conta que foi com antecedência até o posto de saúde para se imunizar, antes de viajar no carnaval.
 
TEC./SONORA: Gabriel Furtado, advogado.
 
Eu tomei a vacina para ir para Minas, na fazenda do meu tio, eu estou indo passar o carnaval lá. Então, é pra prevenir, tem muitos focos por aí.”

LOC.: Até o momento, de acordo com o último levantamento feito pela secretaria estadual de Saúde, foram notificados 1.027 casos de febre amarela, em Minas Gerais. Desse total de suspeitas, 234 foram confirmadas. Mesmo assim, o secretário estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz, afirma que já possível observar um declínio nas notificações de novos casos da doença, no estado.
 
TEC./SONORA: Sávio Souza Cruz, secretário de Saúde de Minas Gerais
 
“A gente observa um declínio na entrada de novos casos, sinalizando que toda essa operação de guerra que foi montada pelo governo de Minas, que todo esse esforço vem tendo efeito. E, nós já podemos anunciar que o número de novos casos vem declinando.”

LOC.: O Ministério da Saúde orienta que para se proteger da doença são necessárias duas doses da vacina por toda a vida. Se o paciente já tomou as duas doses, não há necessidade de tomar a terceira.

Para mais informações sobre a Febre Amarela, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.