MINAS GERAIS: Com prejuízo na Previdência, estado precisa de reformas no setor

Segundo projeção da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, o prejuízo pode chegar, este ano, a 181 bilhões de reais.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, O Ipea, elaborado entre 2006 e 2015, verificou que Minas Gerais é um dos estados mais afetados com prejuízos na Previdência. O déficit no setor está entre 13 e 19% da Receita Corrente Líquida. Diante da situação complicada do estado, defensor de mudanças nas regras previdenciárias, o deputado federal Marcus Pestana, do PSDB mineiro, ressalta que reformar a Previdência é necessário para garantir o futuro, não só de Minas, mas de toda a população brasileira.

TEC./SONORA: Deputado Federal Marcus Pestana (PSDB-MG)

“Para defender o direito dos aposentados e dos pensionistas, nós temos que introduzir mudanças. E isso que está colocado na mesa. Mas quem não defende a reforma da Previdência, é na verdade, quem está colocando em risco os direitos dos trabalhadores, da juventude, dos pensionistas e dos aposentados.”

LOC: Desde o início desta semana, o relator da reforma da Previdência, deputado federal Arthur Maia (PPS-BA), se reúne com o presidente da República, Michel Temer, para tratar de mudanças no texto da matéria enviada ao Congresso Nacional, pelo Governo Federal. A ideia é deixar a reforma com maior aceitação popular para garantir a aprovação o quanto antes.

O economista do Departamento de Assuntos Fiscais e sociais do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima diz que, para os brasileiros garantirem saúde e educação no futuro, a reforma precisa acontecer.

TEC./SONORA: Arnaldo Lima, economista do Departamento de Assuntos Fiscais e sociais do Ministério do Planejamento

“O que a gente pensa é que, com a Reforma da Previdência nós vamos ter uma eficiência locativa. Poderemos investir mais em saúde e educação, especialmente na primeira infância, para que no futuro ele tenha condições melhores de inclusão previdenciária.”

LOC.: O déficit da Previdência se desenvolve na medida em que diminui a arrecadação dos recursos utilizados para pagar aposentadorias e pensões. E segundo projeção da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, o prejuízo pode chegar, este ano, a 181 bilhões de reais.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.