MINAS GERAIS: Cerca de 526 mil casos de Dengue já foram confirmados no Estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Você acredita que um dos fatores mais preocupantes em Minas no combate ao mosquito que transmite a Dengue, a Febre Chikungunya e o Vírus Zika está dentro de casa? Isso mesmo! Os objetos que acumulam água parada estão servindo para o mosquito colocar os ovos. Esses focos já vitimaram mais de 56 mil pessoas e a gente não pode deixar que isso continue. Além dos objetos mal armazenados nas casas, entulhos descobertos também favorecem o acúmulo de água para que o mosquito ponha os ovos, como conta a agente de endemias, Vanessa de Oliveira.
 
TEC/SONORA: Vanessa Hilário de Oliveira, agente comunitário de endemias
 
“É a resistência dos moradores em acumular, são os acumuladores. Eles acumulam muito esses objetos que param água a céu aberto. Então, esse tem sido o maior dificultador nosso, para a gente estar conseguindo convencê-los de que isso é problema, de que isso não pode. Eles, realmente, são pessoas bem resistentes.”
 
LOC: A Dengue, a Febre Chikungunya e o Vírus Zika são doenças que podem causar danos sérios para a saúde. Marlene Pedrosa sabe bem disso. Ela teve Dengue duas vezes e conta o sofrimento que passou por causa da doença.
 
TEC/SONORA: Marlene Mourão Pedrosa,dentista.
 
“Foi terrível. A febre foi baixa, mas o que mais incomodou foi a dor abdominal, tive diarreia também, muito desânimo. A gente fica péssima. A dengue é devastadora. Fiquei uma semana impossibilitada de realizar atividades diárias simples, como trabalhar, dirigir. Senti muitas dores, desânimo e medo, muito medo, né? Que fosse algo mais grave. E é muito importante que cada um faça sua parte. É simples e ajuda na minha saúde e na saúde e bem estar dos meus vizinhos também”.
 
LOC: Você pode evitar que a sua família e vizinhança passem por tudo isso que a Marlene passou. Sabe como? Com atitudes muito simples no seu dia a dia. Recolha todo tipo de objeto que possa acumular água, não deixe baldes e caixa d’água destampados. Copos descartáveis, sacos plásticos e até tampas de garrafas jogados no quintal, também podem ser focos do mosquito. Somente com a sua ajuda e a participação de todos, Minas vai conseguir vencer essa luta. Saiba mais no site: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.