MIGUEL ALVES (PI): Segunda etapa da vacinação contra HPV tem baixa procura das jovens

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos de Miguel Alves que não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para se imunizar. Um dos postos que oferece a vacinação é a Unidade Hamilton Azevedo, que fica no centro da cidade. Apenas 16 por cento das jovens recebeu a imunização. A dose é oferecida de graça desde o ano passado, quando entrou no calendário de vacina do ministério da Saúde. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembra que antes as garotas precisavam pagar para se imunizar.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“A vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde. E precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS uma menina, para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de 1500 reais. Agora é de graça. É uma vantagem tremenda, para essas meninas, oferecida pelo SUS que as famílias precisam ter a consciência de garantir que essas meninas tenham seu direito à saúde plenamente garantido”.

REPÓRTER: O vírus é o principal causador do câncer do colo do útero, um dos que mais mata mulheres no País. A segunda dose da vacina contra o HPV é oferecida em Miguel Alves em sete unidades de saúde. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde. As jovens de 11 a 13 anos precisam levar a caderneta de vacinação ou documento de identidade para receber a dose.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.