MIGUEL ALVES (PI): Município pretende aplicar 2ª da vacina contra HPV em 1,6 mil meninas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC:  As equipes de saúde de Miguel Alves estão mobilizadas para aplicar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HVP, em meninas e adolescentes com idades entre 9 e 11 anos. Na cidade, a meta é vacinar aproximadamente 1.600 jovens da faixa etária contra o vírus, que é o principal responsável pelo câncer de colo do útero entre as mulheres. A expectativa da secretaria municipal é de superar a baixa cobertura vacinal registrada na primeira fase da ação, quando apenas 14% das meninas receberam a primeira dose da vacina, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. As doses da vacina estão sendo oferecidas nas escolas e nas quatro unidades de saúde, que ficam abertas das oito horas da manhã, até cinco da tarde. Mônica Dolores, que é enfermeira e Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, explica que, em qualquer uma das unidades de saúde, as meninas podem receber a vacina. Mônica Dolores explica porque a vacina é importante para a saúde das jovens.
 
TEC: Mônica Dolores, enfermeira e coordenadora de imunização da secretaria de saúde municipal de Miguel Alves
 
“A campanha do HPV, a vacina do HPV ela é de extrema importância entre os adolescentes, é uma vacina que realmente vai prevenir o câncer do colo de útero, e as mães elas tem que levar por isso, porque essas adolescentes ainda não têm contato com o vírus. Então é uma estratégia, uma forma realmente  de combater o câncer de colo do útero que é um câncer que afetas as mulheres. Então se a gente prevenir, se a gente conseguir esse controle com essas crianças, com essas adolescentes, com certeza a gente vai diminuir demais o câncer de colo do útero”.
 
TEC: Sobe e Desce (BG)
 
LOC: O Instituto Nacional de Câncer, o Inca, estima que 400 mulheres devem desenvolver o câncer do colo do útero, só em 2015, no Piauí. Isso significa que, a cada 100 mil mulheres, 24 podem ter a doença no estado. Maria das Neves é dona de casa e mãe de Daniele, que tem nove anos de idade. Maria das Neves sabe que é muito importante que Daniele fique protegida contra o vírus HPV e o câncer de colo do útero e fez questão de levar sua filha para tomar a vacina. Ela levou Daniele até a Unidade de Saúde Hamilton Azevedo, que fica bem no centro da cidade, na Avenida José de Deus Lacerda. Maria das Neves mandou um recado para as mães que ainda não levaram suas filhas para tomar a vacina contra.
 
TEC: Maria das Neves, personagem
 
“Que as mães procurem os postos de saúde para levar suas filhas para tomar a vacina do HPV, que é muito importante prevenir o HPV. Evitar o câncer de colo do útero é muito importante.”
 
LOC: A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.
 
TEC: Encerra trilha (BG).

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.