MIGUEL ALVES (PI): Boatos afastam meninas entre 11 e 13 anos da vacinação contra HPV. Vacina é segura, garante Ministério da Saúde

Apenas 16% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Miguel Alves

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos, de Miguel Alves, não estão tomando a segunda dose da vacina contra o HPV. Apenas 16 por cento do público alvo do município foi imunizado. A vacinação é oferecida nessa faixa etária, pois elas ainda não teriam nenhum contato com o vírus, o que torna a prevenção ainda mais eficaz. A vacina é a forma mais segura de prevenção ao HPV. A ex-coordenadora estadual de Imunização do Piauí, Doralice Lopes, destaca que, as informações negativas sobre a campanha afastaram as jovens dos postos de vacinação.
 
SONORA: ex-coordenadora estadual de Imunização do Piauí, Doralice Lopes
 
“Na verdade, aqui no Piauí, a gente atribuiu tanto a questão da disseminação das informações relativas a eventos adversos temporalmente associados à vacinação, que saiu inclusive em várias matérias nacionais, como também a questão de não ter realizado a estratégia de vacinação, na maioria dos municípios, eles não realizaram nas escolas. Então, essas meninas realmente não procuram os postos de saúde para espontaneamente receber a vacinação. E, isso complica ainda mais a estratégia. Sendo que no colégio, elas já estão lá, já tem a frequência diária da escola para cumprir, então era muito mais fácil de a gente fazer essa busca ativa”.

REPÓRTER: O vírus do HPV é o principal causador do câncer do colo do útero. Segundo o ministério da Saúde, devem ocorrer cerca de, 400 novos casos de câncer do colo de útero neste ano, no estado do Piauí. O secretário de vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca que, as jovens não devem deixar de se imunizar para garantir o futuro livre do vírus e do câncer do colo do útero.
 
SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde
 
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e, nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e, cinco anos depois ela toma o reforço, e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar, para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”
 
REPÓRTER: O município de Miguel Alves disponibiliza a vacina contra o vírus HPV, em qualquer um dos postos de saúde. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde. Para tomar a dose, a jovem de 11 a 13 anos precisa levar a caderneta de vacinação ou documento de identidade.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.