MICROCEFALIA: São Luís ganha centro de referência e reabilitação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Secretaria de Saúde do Maranhão inaugurou o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças, o Ninar, em São Luís. A unidade oferece tratamento especializado na reabilitação e desenvolvimento das crianças com problemas de neurodesenvolvimento, como a microcefalia, por exemplo, doença contraída a partir do vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.  O objetivo é concentrar vários serviços em um único espaço, oferecendo comodidade às famílias. Profissionais como pediatras, oftalmologistas e geneticistas, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais integram a equipe médica do centro de referência. Presente na inauguração do Ninar, o governador do estado, Flávio Dino, destacou a importância do centro de atendimento.

SONORA: Governador do Maranhão, Flávio Dino

 

 “Esse centro de referência vai cumprir o papel de formação de uma rede envolvendo outras unidades de saúde no interior do estado, nesse primeiro momento Imperatriz e Caxias, integrados a essa rede e também como centro de pesquisa, para que a partir dos casos, aqui acompanhados, nós tenhamos também a produção de informações, dados, conhecimento a partir de parcerias feitas pela Secretaria de Estado da Saúde com universidades do Maranhão e fora do Maranhão”.

REPÓRTER: Além da estrutura física, a população também pode contar com a Central de Atendimento nos telefones 3232-6639 e 3232 6566 para tirar dúvidas sobre a microcefalia e saber mais sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças. 

Saiba mais em combateaedes.saude.gov.br

Reportagem Ana Paula Oliveira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.