MICROCEFALIA: Número de casos suspeitos passa de 2,7 mil

Pernambuco ainda é o Estado com maior número de notificações suspeitas de microcefalia com 1.031 casos, em 150 municípios. Até agora, três mortes foram confirmadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Subiu para dois mil e 782 o número de casos suspeitos de microcefalia em todo o país. O levantamento divulgado, nesta terça-feira, pelo ministério da Saúde revela o surgimento de 617 novos casos, em apenas uma semana. Os números são de 618 municípios, de 20 estados. Em todos os casos de microcefalia registrados pelo ministério da Saúde, a suspeita é de infecção pelo Zika vírus. O relatório destaca a suspeita de que a microcefalia, até o momento, seja responsável por 40 mortes. No último levantamento divulgado no dia 12, quase 30 mortes eram investigadas. Pernambuco é o estado com maior número de notificações suspeitas de microcefalia com mil e 31 casos, em 150 municípios. O estado registrou três mortes. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, lembra que, durante o verão o Aedes Aegypti, mosquito transmissor do Zika vírus e outras doenças como a dengue, tende a se reproduzir mais do que em outras épocas do ano. Ele alerta a população para ficar atenta e combater os focos de reprodução do mosquito.  
 
SONORA: diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Claudio Maierovitch
 
“O combate a esse mosquito não depende apenas das ações de saúde. Depende, em maior parte, do próprio esforço da população em eliminar qualquer tipo de recipiente que possa conter água da sua moradia, dos estabelecimentos comerciais, terrenos, áreas públicas e, claro, da participação do poder público para essa limpeza, para esse saneamento de possíveis criadores do Aedes Aegypti.”
 
REPÓRTER: A microcefalia é uma condição rara em que a cabeça e o cérebro do bebê apresentam tamanho menor do que o normal e influencia o desenvolvimento mental da criança. Paraíba é o estado com o segundo maior número de microcefalia, com 429 casos. O estado da Bahia registrou 271 casos suspeitos da doença. Para saber mais sobre os números de casos de microcefalia causados pelo Zika Vírus e como se proteger da doença acesse na internet o site do ministério da Saúde. O endereço eletrônico é o www.saude.gov.br.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.