MERCÊS (MG): Município aumenta taxa de meninas vacinadas com segunda dose contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aqui em Mercês, o número de meninas entre 11 e 13 anos vacinadas contra o vírus HPV aumentou. O município passou de 63 para 70 por cento das meninas estão imunizadas com a segunda dose da vacina. Mas, o objetivo do ministério da Saúde é imunizar pelo menos 75 por cento das adolescentes.  A vacina protege contra o principal causador do câncer do colo do útero. O coordenador de atenção primária do município de Mercês, Valter Campos, diz que a vacina é muito importante para as meninas.
 
SONORA: Valter Campos, coordenador
 
“Uma doença que tem deixado crianças órfãos de mães, hoje, a pessoa fez o diagnóstico de câncer, dependendo da fase que tiver a pessoa no mínimo cinco anos de vida, então, uma menina hoje que está com 13 anos se a mãe dele tiver câncer  quando ela tiver 18 anos ela vai ficar órfã, a mãe dela vai ter câncer e vai acabar falecendo por causa do câncer, né? E a menina não, ela vai conseguir se prevenir, de câncer de colo de útero ela não vai ter problema.”
 
REPÓRTER: A vacina foi criada em 2006. Mais de 100 países já utilizam o método de prevenção contra o vírus HPV. A vacina não tem efeitos colaterais. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante a eficácia da vacina. Ele deixa um recado para as meninas aqui de Mercês.
 
 
SONORA: Jarbas Barbosa
 
 “Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia é utilizada em mais de 100 países no mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São leves, a grande maioria. Uma dor no local. Tem menina, pela própria faixa etária. Vacinando em escola, uma fila grande... a ansiedade. Uma outra menina teve um desmaio, coisa leve também, que é absolutamente esperado. Ou reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de remédio, qualquer tipo de injeção, ou mesmo qualquer tipo de alimento.”
 
REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo e tomar a segunda dose que protege contra o câncer do colo do útero. A vacina é segura e gratuita. Basta levar o cartão de vacina ou documento de identidade.
 
Reportagem, Sara Rodrigues

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.