MEIO AMBIENTE: Núcleo Socioambiental ajuda a transformar com sustentabilidade

O projeto Descarte Consciente do TJPA atende a Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina no indicador Gestão de Resíduos, a destinação de resíduos de informática à reciclagem.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio -

REPÓRTER: O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) firmou no último dia 7 deste mês, parceria com o Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente para dar destino aos resíduos eletrônicos recolhidos pelo Judiciário no Projeto Descarte Consciente. Transformar com sustentabilidade, essa é a missão do Nucleio Socioambiental  como  ressalta a diretora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues.
 
SONORA: Evelise Rodrigues.
 
Transformar com sustentabilidade. Essa é a missão doNúcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do estado do Pará. A gente entende de que como missão fim promover a justiça social, resgatar a dignidade humana, a cidadania, direitos fundamentais previstos na constituição e que dependem essas pessoas que trabalham com resíduos sólidos e que são muito marginalizadas”.
 
REPÓRTER:  O Nucleio Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, trabalha com sete cooperativas legalizadas e mais duas cooperativas que estão entrando, dentre elas, a cooperativa dos egressos do sistema penal através do projeto Começar de Novo, como destaca a diretora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues.
 
SONORA: Evelise Rodrigues.
 
“Mais hoje a gente trabalha com sete cooperativas legalizadas, estamos abrindo pra uma oitava cooperativa e para uma nona cooperativa que é a cooperativa dos egressos que é a coticrespa, que é uma cooperativa que está crescendo e que vai ser formada para a absorção do público do projeto Começar de Novo. ”
 
REPÓRTER: Evelise Rodrigues destaca ainda que a demanda de pessoas que saem do sistema penal é grande e que essa oportunidade de trabalhar como catador dá espaço a uma inclusão sócio econômica aos egressos.
 
SONORA: Evelise Rodrigues.
 
A gente hoje tem uma demanda de mais ou menos mil pessoas que estão saindo o sistema penal com baixar escolaridade e que não tem condição de arrumar um emprego por falta de conhecimento e também por falta de apoio e de incentivo do poder público. Essa profissão de catador, com o apoio dos órgãos públicos, especialmente nosso do Tribunal, a gente tem uma perspectiva de inclusão sócio econômica, tanto dos egressos como catadores. ”
 
REPÓRTER: O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) está inscrito no programa Descarte Consciente na plataforma EducaRES, do Ministério do Meio Ambiente, cujo objetivo é divulgar ações que ajudem a enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), proporcionando aos gestores, catadores de material reciclável e cidadãos em geral, a oportunidade de buscar boas iniciativas de todas as regiões do país.  Depois da China e dos Estados Unidos, o Brasil é um dos países que mais gera lixo. O projeto Descarte Consciente do TJPA atende a Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina no indicador Gestão de Resíduos, a destinação de resíduos de informática à reciclagem.
 
Com a colaboração de Edir Gaya, reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.