MEIO AMBIENTE: Material reciclado por socioeducandos está em exposição no Judiciário

A exposição de móveis com pneus, fabricados por socioeducandos da Fasepa, reúne 25 peças e faz parte da Semana do Meio Ambiente do Judiciário.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O socioeducando de 16 anos, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, a Fasepa, recicla pneus e transforma o material em cadeiras, poltronas, mesas e objetos de decoração. Há dois meses no programa Terra Viva, o jovem desenvolve atividades de reciclagem e garante que está satisfeito com o trabalho.

 
SONORA: Socioeducando Fasepa.
 
“Na verdade isso ajuda também na socioeducação dos educandos e dá uma outra visão para o que as pessoas acham que não vale nada. Um reaproveitamento de pneu de carro, moto, trator, Ranger, todos esses pneus muitas das vezes encontrados no lixo, a gente reaproveita eles, leva para a unidade e a gente faz um trabalho socioambiental com eles”.
 
REPÓRTER: A exposição de móveis com pneus, fabricados por socioeducandos da Fasepa, reúne 25 peças e faz parte da Semana do Meio Ambiente do Judiciário. O jogo de poltronas para adulto custa 700 reais e o jogo para criança, com quatro cadeiras e uma mesa, custa 500 reais. O material é produzido por encomenda e 20% da renda é repassada para a família do socioeducando. O coordenador socioambiental da Fasepa, Antônio Silva, comenta que o trabalho de reciclagem proporciona a inclusão dos socioeducandos.


SONORA: Coordenador socioambiental da Fasepa, Antônio Silva.
 
“Dar oportunidade, uma outra visão para eles, de trabalhar com produtos que são produzidos pelas mãos deles, mostrar para a sociedade que eles tem possibilidade de mudar. Mudar seus hábitos, suas atitudes, principalmente se tratando com o meio ambiente e possibilitar lá fora que eles se encaminhem através de criações positivas para a sociedade”.
 
REPÓRTER: O Poder Judiciário disponibiliza para reciclagem os pneus da sua frota que não estão em utilidade, para benefício do programa Terra Viva da Fasepa. A diretora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues, destaca que a ação do Judiciário promove a cidadania.  
 
SONORA: Diretora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues.
 
“Fortalecer a ressocialização, a reinclusão de pessoas que, por algum motivo, cometeram algum ato infracional e com isso reinserir na sociedade, de forma a trabalhar o contexto profissional e o contexto social e ambiental. E mostrar a essas pessoas, a esses adolescentes que eles podem recomeçar, reciclar, se reciclar e ter uma nova vida”.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
REPÓRTER: A exposição de reciclagem dos socioeducandos da Fasepa está disponível no hall das Corregedorias da Capital e do Interior, no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.