MEDICAMENTOS: Saúde amplia em 10% recurso para remédios na atenção básica

Salvar imagem

REPÓRTER: A população de todo Brasil terá mais acesso a medicamentos. O Ministério da Saúde aumentou em 10% o repasse de recursos para a compra de remédios que são distribuídos na atenção básica do SUS. A medida só foi possível após a realocação dos 100 milhões de reais que eram destinados à manutenção da Rede Própria do Farmácia Popular. A maior parte desse recurso era usada pra custear serviços administrativos, que chegavam a 80% do total. Com a realocação da verba, Estados, Distrito Federal e Municípios vão receber 5 reais e 58 centavos por habitante/ano. Antes, esse valor era de 5 reais e dez centavos. Mais recursos significam mais acesso à população, conforme explica o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Renato Teixeira.

SONORA: diretor de Assistência Farmacêutica Renato Teixeira

“Com uma gestão efetiva, realocando os orçamentos, esses pacientes serão muito beneficiados, ampliando o acesso de medicamentos. Com essa efetividade, conseguimos aumentar, reatualizar o censo do número de pacientes, que vinha desatualizado desde 2009. Ou seja, além de aumentar o acesso aos medicamentos, estamos trabalhando, hoje, com o número real de pacientes que o Brasil tem hoje, cerca de 207 milhões de pessoas, representando um aumento aí do orçamento para os municípios”.

REPÓRTER: O programa Aqui tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde com farmácias privadas, continua funcionando normalmente. O Programa já atendeu mais de 43 milhões de brasileiros e está presente em 80% do país. Ao todo, são disponibilizados 42 produtos, sendo que 26 deles são distribuídos gratuitamente e o restante com descontos que chegam a 90%. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.